Jaqueline Tavares Schafer - Santo Ângelo
09 de Setembro de 2024 ás 02:00
FONTE: imacol (imagem adaptada pelo autor)
BENEFÍCIO DO BORO PARA AS CULTURAS
O Boro é um micronutriente aniônico, e na crosta terrestre se apresenta na forma de bórax. O Boro disponível para as plantas encontra-se na solução do solo como ácido bórico (em condições de pH neutro) e como ânion borato (a elevados valores de pH) e pode ser absorvido tanto por via radicular (raízes) como foliar (folhas). Um fator muito importante para a sua disponibilidade do solo é o pH. A Matéria Orgânica também é uma importante fonte de B para as plantas, assim como também sofre influência do tipo de solo, correndo o risco de lixiviação nos solos arenosos e boa fixação e disponibilidade nos solos argilosos.
A absorção do nutriente via solo pode ser 3,5 vezes maior do que pelas folhas, simplesmente pelo fato do Boro ser translocado via xilema. Uma vez incorporado nas folhas, o nutriente não pode ser translocado para suprir as necessidades de outras folhas e partes da planta, o que confirma o fato de o mesmo não ser móvel no floema.
A sua importância no solo e consequentemente nas plantas se deve ao fato de ter a função de translocação de açúcares e atuação no metabolismo de açúcares. Também desempenha papel fundamental no florescimento, germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico, no processo de frutificação, no metabolismo do nitrogênio e na atividade hormonal. Atua na intervenção e metabolismo de cálcio e formação da parede celular, visto que esse é um nutriente que ocorre nas zonas de crescimento vegetal, sendo que quando as células atingem a maturidade, elas não são mais afetadas pela deficiência de Boro.
Levando em consideração essas questões, quando uma planta está em situação de deficiência de Boro, ela apresenta diversos sintomas, tais como:
- redução do crescimento e deformações nas zonas de crescimento;
- redução da superfície foliar;
- acúmulo de compostos nitrogenados nas partes mais velhas;
- crescimento reduzido das raízes;
- abortamento floral;
- deformações em ramos, pecíolos e frutos;
- redução da concentração de clorofila;
- diminuição da resistência à fatores bióticos e da atividade de enzimas antioxidantes.
Em contrapartida, a toxicidade do nutriente pelo excesso, se torna tão grave quando a sua deficiência, manifestando-se nas folhas por um amarelecimento das plantas.
Em geral, o Boro solúvel encontra-se nas camadas superficiais dos solos bem drenados, ligado à matéria orgânica do solo, o que, em condições de períodos de seca, pode dificultar a absorção do nutriente pelas plantas. Deve-se considerar também que, em condições de calagem excessiva, pode ocorrer redução na disponibilidade de Boro.
Fique olho nas análises de solo da sua lavoura. Tenha em mãos sempre resultados recentes a fim de planejar estrategicamente a correção de seu solo.
Fontes:
AEGRO. O manual rápido do manejo do boro nas plantas. Disponível em https://blog.aegro.com.br/boro-nas-plantas/
DECHEN, A.R. NACHTIGALL, G.R.; CARMELLO, Q.A. de C.; SANTOS, L.A.; SPERANDIO, M.V.L. Micronutrientes. In.: FERNANDES, M.S.; SOUZA, S.R. de; SANTOS, L.A. Nutrição Mineral de Plantas, 2 ed., Viçosa, MG, Sociedade Brasileira de Ciência dos Solos. 2018. p. 491-562.
LABORSOLO. Análise química de solo – conhecendo o Boro. Disponível em https://laborsolo.com.br/analise-quimica-de-solo/micronutrientes-conhecendo-o-boro